Se quiser ser informado quando é inserido um novo texto ou vídeo neste blog, envie o seu endereço de e.mail para smiguelterapias@gmail.pt e ser-lhe-á enviada informação do título e tipo de documento inserido.
Terça-feira, 13 de Novembro de 2012

A mente humana e a energia dos pensamentos


Esteve 12 anos em estado considerado vegetativo e comunicou com médicos

 

http://www.ptjornal.com/2012111312063/geral/mundo/esteve-12-anos-em-estado-considerado-vegetativo-e-acordou-do-coma.html

 

PT Jornal   Miguel Moreira - terça-feira, 13 novembro 2012

 

Chama-se Scott Routley e desde os 27 anos estava em estado vegetativo, em virtude de um acidente de viação que provocou lesões profundas no cérebro. E 12 anos depois, já perto dos 40 anos, Routley acordou desse estado, comunicando por ressonância.

 

Fruto da persistência de um professor de medicina, Adrian Owen, docente na Universidade de Ontário, Scott Routley regressou à vida, depois de 12 anos preso a uma cama de hospital, sem qualquer atividade cerebral, ligado a uma máquina de suporte de vida que o mantinha vivo.

 

Em estado vegetativo, Scott não dava sinal de um dia poder regressar à vida, em virtude das graves lesões que tinha no cérebro – provocadas por um acidente de viação que ocorreu em 2000. Trata-se da primeira vez que um doente nessa condição consegue ‘regressar à vida’.

 

Desde aquele ano, Scott Routley apresentava escassíssimas probabilidades de recuperar, mas um professor de medicina decidiu persistir, com um tratamento revolucionário que promete reescrever os livros de neurologia. O nascer de novo de Scott é uma verdadeira descoberta da ciência.

 

“No futuro, poderemos melhorar a qualidade de vida deste tipo de doentes”, refere Adrian Owen, à BBC. O professor de medicina destaca o facto de Scott Routley ter recuperado toda a consciência, já que foi sujeito a um questionário, sendo que as respostas foram processadas com normalidade, facto atestado pela análise à atividade cerebral.

 

“A mesma pergunta foi colocada várias vezes, sendo possível perceber que Scott Routley escolhe sempre a mesma resposta. Por isso, está perfeitamente consciente”, acrescenta o professor Adrian Owen. O canadiano acordou do coma “sem dores”, segundo o próprio garante aos médicos, com quem comunica.

 

Através deste estudo a doentes em estado vegetativo foi possível descobrir que as pessoas registam memórias mesmo após o coma. A prova reside num facto: um doente em situação semelhante à de Scott respondeu afirmativamente à pergunta: “A sua irmã tem uma filha?”. A criança nasceu cinco anos depois do acidente.

 

Não são mistérios da ciência, mas a ciência a desbravar caminhos numa área ainda oculta, mas cada vez menos oculta.

 

 Scott Routley (imagem da BBC)

 


Doente em estado vegetativo "fala" com os médicos  (DN 13-11-2012)

 

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=2883079&seccao=Sa%FAde

 

Scott Routley, que há 12 anos esteve envolvido num acidente de automóvel, disse aos médicos que não sente dores. A atividade cerebral dos seus pensamentos foi detetada durante uma ressonância magnética funcional.

 

Os médicos disseram à BBC, que transmite esta noite no Reino Unido um documentário sobre o caso de Routley, que este irá reescrever os livros de medicina. Os doentes em estado vegetativo saem do coma para uma condição em que estão alguns períodos acordados, com olhos abertos, mas não têm qualquer perceção deles ou do mundo.

"Scott foi capaz de mostrar que tem uma mente consciente e que pensa. Fizemos várias ressonâncias e a sua atividade cerebral mostra que ele está claramente a escolher responder às nossas perguntas. Acreditamos que ele sabe quem é e onde está", disse o professor Adrian Owen, responsável pela equipa do Instituto do Cérebro e da Mente, na Universidade de Ontário Ocidental.

"Perguntar aos doentes algo importante para eles tem sido o nosso objetivo ao longo de vários anos. No futuro, gostaríamos de perguntar o que podemos fazer para melhorar a sua qualidade de vida. Pode ser algo simples como o entretenimento que providenciamos ou quantas vezes por dia são alimentados e limpos", acrescentou, citado pela BBC.

A ressonância magnética funcional permite medir a atividade cerebral em tempo real. No caso deste teste, foi pedido aos voluntários que imaginassem que estavam a jogar ténis ou a andar pela casa, já que isso implica padrões distintos de atividade cerebral, facilmente medidos pela ressonância. Isso permitiu aos investigadores fazer uma série de perguntas - de resposta 'sim' ou 'não' - aos doentes em estado vegetativo. Uma minoria foi capaz de responder. A investigação do professor Owen, publicada em 2010, mostrou que quase um em cada cinco destes doentes consegue comunicar desta forma.

O programa Panorama, da BBC, seguiu vários doentes em estado vegetativo, tanto no Canadá como no Reino Unido. Outro paciente canadiano, Steven Graham, conseguiu provar que foi capaz de criar novas memórias depois do seu acidente, há cinco anos. Respondeu sim quando lhe perguntaram se a irmã tinha uma filha.

 

A ressonância magnética permite aos médicos obter a resposta

- 'sim' ou 'não' - a determinadas perguntas

Fotografia © DR

publicado por smiguelterapias às 15:53
link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?

.mais sobre mim

.links

.pesquisar

 

.Abril 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. S. Miguel Terapias - Reik...

. Obsessões carnavalescas

. 10 estratégias de otimism...

. OVNI perturba tráfego aér...

. Meditar meia hora por dia...

. Boas Festas

. O Fim do Karma e a Nova E...

. Bolha de proteção - Arcan...

. Nós e o planeta Terra

. A energia taquiónica

. Eu Sou

. A transformadora chama vi...

. Alguns filmes que abordam...

. "Lembro-me que morri" - R...

. Ânimo

. A Grande Fraternidade Bra...

. Reiki em hospital de acid...

. A origem de algumas tradi...

. A frequência vibratória d...

. A Bíblia

. Mediunidade infantil

. Amor e Caridade

. O que são as Noures

. Emanuel Swedenborg nasceu...

. Sobre Elfos e Elfas

. Ki (ou Qi) – Chi – Prana

. A dúvida de Chico Xavier

. VIAGEM ASTRAL

. Limpeza cármica às 12:12h...

. Fumar «apodrece» o cérebr...

. O Livro de Urântia

. A mente humana e a energi...

. Um texto de Fernando Pess...

. António Lobo Antunes e o ...

. O cordão de prata

. Viver no momento presente...

. Flor da Vida e Geometria...

. Sobre a meditação - parte...

. Sobre a meditação - parte...

. Reiki - tratamentos e aur...

. Técnica da Mediunidade de...

. Índice do blog SMiguel te...

. Índice do site S. Miguel ...

. Reiki: pagar ou não pagar...

. Quem foi Mikao Usui? - a ...

. Quem foi Mikao Usui? - a ...

. Quem foi Mikao Usui?

. Vida atual e o esquecimen...

. Kenyoku - Banho Seco

. Alguns filmes que abordam...

.arquivos

. Abril 2016

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Setembro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds