Se quiser ser informado quando é inserido um novo texto ou vídeo neste blog, envie o seu endereço de e.mail para smiguelterapias@gmail.pt e ser-lhe-á enviada informação do título e tipo de documento inserido.
Segunda-feira, 25 de Junho de 2012

Quem foi Mikao Usui?

 

Qualquer reikiano sabe que foi o japonês Mikao Usui quem redescobriu e divulgou a terapia Reiki.

E é sabido que nasceu no Japão a 15 de Agosto de 1865 e faleceu a 9 de Março de 1926 também no Japão.

A partir daqui cada reikiano parece ter a sua verdade histórica sobre Mikao Usui.

Por isso, vamos dividir a história de Mikao Usui, que o mesmo é dizer do Reiki, em três partes: a primeira parte é o texto que consta do memorial no túmulo de Mikao Usui. O memorial foi erigido por discípulos e amigos de Usui em 1927 e descreve um pouco da sua vida, da sua personalidade e o início da divulgação da terapia Reiki.

Há inúmeras traduções do memorial. Após muitos e variados cotejos, adotámos a que parece seguir mais conscienciosamente o texto original.

 

Ver também a Parte 2 e Parte 3


Mikao Usui e a terapia Reiki


Parte 1

 

«O que podemos compreender naturalmente através da cultura e do treino é chamado Virtude e chama-se Mérito o divulgar um método de liderança e libertação do sofrimento e praticá-lo. São pessoas de muito mérito e muita virtude que podem ser chamadas grandes criadoras. Pessoas que começam uma nova aprendizagem e fundam uma nova escola entre sábios, filósofos, génios, etc., e cujos nomes se tornam conhecidos desde tempos antigos. Podemos dizer que o Sensei Usui era uma dessas pessoas. Ele deu início a um método para aperfeiçoar corpo e mente baseado na energia Reiki do Universo. Ouvindo rumores, as pessoas que gostariam de conhecer o tratamento e de se submeter à terapia vinham de muitos sítios. Era realmente muito trabalho. O Sensei Usui, cujo nome popular é Mikao e o nome de batismo é Gyohan, veio da aldeia de Taniai, distrito de Yamagata, prefeitura de Gifu e tem antepassados como Tsunetane Chiba, que teve uma parte ativa como comandante militar entre o final do período Heian e o início do período Kamakura (1180-1230). O nome verdadeiro do seu pai é Taneuji e o seu nome popular Uzaemon. A sua mãe vinha de uma família chamada Kawai. O Sensei Usui nasceu a 15 de agosto de 1865. Tendo estudado com muitas dificuldades na sua infância, aplicou-se esforçadamente e foi muito superior em capacidade aos seus colegas. Depois de crescer, foi para a Europa e para a América [EUA] e também estudou na China. Mesmo sendo muito capaz, nem sempre foi bem-sucedido na vida. Muitas vezes levou uma vida pobre e desafortunada, lutou para fortalecer o seu corpo e mente sem esmorecer perante as dificuldades.

Um dia, o Sensei Usui subiu ao Monte Kurama, onde fez penitência e jejum. Subitamente, no vigésimo primeiro dia, sentiu a grande energia REIKI sobre a sua cabeça e, ao mesmo tempo, despertou espiritualmente e adquiriu o conhecimento da energia REIKI. Quando tentou usá-la no seu próprio corpo e também em membros da sua família, obteve resultados imediatos.

Ele disse “É muito melhor dar este poder abertamente a muita gente no mundo e usufruir dele no meio das pessoas do que mantê-lo exclusivamente nos membros da família”. O Sensei Usui mudou-se para Aoyama Harajuku, Tóquio, em abril de 1922, e estabeleceu um instituto onde o tratamento com a energia REIKI foi ensinado abertamente ao público e onde também fazia tratamentos. Pessoas vinham de muito longe e de perto para pedir o seu conselho e tratamento e chegavam a formar grandes filas, na rua.

Em setembro de 1923 Tóquio teve um grande incêndio causado pelo grande terramoto no distrito de Cantão. Muitas pessoas ficaram feridas e doentes, em todo o distrito. O Sensei Usui ficou muito impressionado com o sucedido e utilizou a terapia REIKI, percorrendo a cidade todos os dias. Nem podemos imaginar quantas pessoas foram salvas da morte por causa da sua devoção. Salientam-se aqui as suas atividades de alívio da dor, nas quais estendia as suas mãos de amor a todos os que sofriam nesta situação de emergência.

Depois o seu centro de treino tornou-se demasiado pequeno para receber os visitantes e então ele construiu uma casa nova em Nakano, fora da cidade, em Fevereiro de 1925, e transferiu-se para lá. À medida que a sua reputação crescia, recebia frequentemente convites de todo o país. Respondendo a esses pedidos, viajou para Kure e Hiroshima, depois foi para Saga e chegou a Fukuyama. Foi numa estalagem onde se encontrava que apanhou subitamente uma doença e faleceu com a idade de sessenta e dois anos.

A sua mulher vinha da família Suzuki e chamava-se Sadako. Teve um filho e duas filhas. O nome do filho era Fuji e foi o sucessor da família Usui. O caráter do Sensei Usui era gentil e prudente e não se importava com as aparências. O seu corpo era grande e robusto e na sua face estava sempre um sorriso. Mas quando enfrentou dificuldades, continuou com uma grande força de vontade e foi perseverante, sendo, ao mesmo tempo, extremamente cauteloso. Era um homem de talentos muito versáteis e também um amante dos livros, tendo bons conhecimentos que iam desde história, ciência médica, Cristianismo e Budismo e psicologia até à magia dos países das fadas, ciências divinatórias e fisiognomonia.

Na minha opinião, é evidente para todos que a cultura e o treino do Sensei Usui eram baseados no seu conhecimento das artes e ciências e que essa cultura e treino foram a chave para a compreensão da terapia REIKI.

Analisando novamente os factos, compreendo que a terapia Reiki se destina não só a cuidar de problemas de saúde mas também a corrigir a mente pela virtude da capacidade espiritual enviada por Deus, mantendo o corpo saudável e ajudando a alcançar a felicidade.

Assim, ao ensinar as pessoas, é suposto, primeiro, deixá-las entender as últimas instruções do Imperador Meiji e cantar os Cinco Princípios de manhã e à noite, para não se esquecerem deles.

Os Cinco Princípios são:

1. Por hoje sê calmo [não te zangues].

2. Sê sereno [não te preocupes].

3. Expressa a tua gratidão.

4. Sê diligente no teu trabalho.

5. Sê bom para os outros.

Estes são realmente os princípios mais importantes para qualquer civilização, tal como se aconselhavam mutuamente os antigos sábios. O Sensei Usui dizia que “Este é seguramente o processo desconhecido para trazer a boa sorte e também um remédio milagroso para todos os problemas de saúde”. Foi isto que ele teve o propósito de ensinar de forma clara e rigorosa. Além disso tentou tornar a sua orientação o mais fácil e simples possível, para que tudo fosse fácil de perceber. Sempre que nos sentamos tranquilamente e juntamos as mãos para orar ou cantar, de manhã e à noite, podemos desenvolver uma mente pura e essa é a essência para tornar o nosso dia o melhor que ele pode ser. Esta é a razão por que a terapia REIKI pode ser divulgada a toda a gente.

Hoje em dia, a vida decorre muito depressa e os pensamentos das pessoas tendem a mudar também. Se formos bem-sucedidos em espalhar a terapia REIKI por todo o lado, temos a certeza que será muito útil para evitar que as pessoas percam o seu sentido moral. Só levará benefícios às pessoas, ajudando nas doenças de longa duração, nas crónicas e nos maus hábitos.

O número de alunos que estudou com o Sensei Usui ultrapassou os dois mil. Alguns dos que mais se destacaram vivem em Tóquio e juntam-se num Centro de Treino, continuando o seu trabalho, enquanto outros alunos espalhados pelo país também fazem tudo para popularizar a terapia REIKI. Apesar do nosso professor já ter falecido, temos de fazer o possível por levar permanentemente a terapia REIKI a todas as pessoas e divulgá-la sempre ainda mais.

Ah! Foi grande o seu feito! Dar às pessoas, sem limites, o que ele próprio sentiu e compreendeu!

Como resultado da nossa recente reunião e debate de alunos, decidimos erigir este monumento de pedra no seu túmulo, no jazigo da família, para trazer à luz os seus feitos virtuosos e transmiti-los para a posteridade. Assim, pediram-me para fazer o epitáfio para o monumento. Como fiquei muito impressionado com os seus feitos meritórios e também pelo calor dos corações dos alunos ao criar a ligação entre aluno e mestre, não me atrevi a recusar o pedido e fiz o resumo.

Assim, espero, do fundo do coração, que as pessoas das gerações futuras não se esqueçam de olhar o monumento com olhos abertos de admiração.»

 

Fevereiro, 1927

 

Editado por Masayuki Osada, (Oficial de 3º Rank, 3ª Ordem de Mérito, Doutor em Literatura)

 

Escrito por Juzaburo Ushida ( Oficial de 4º Rank, 3ª Ordem de Mérito, 4ª Classe de Serviços, Contra-Almirante)

 

 

publicado por smiguelterapias às 15:25
link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?

.mais sobre mim

.links

.pesquisar

 

.Abril 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. S. Miguel Terapias - Reik...

. Obsessões carnavalescas

. 10 estratégias de otimism...

. OVNI perturba tráfego aér...

. Meditar meia hora por dia...

. Boas Festas

. O Fim do Karma e a Nova E...

. Bolha de proteção - Arcan...

. Nós e o planeta Terra

. A energia taquiónica

. Eu Sou

. A transformadora chama vi...

. Alguns filmes que abordam...

. "Lembro-me que morri" - R...

. Ânimo

. A Grande Fraternidade Bra...

. Reiki em hospital de acid...

. A origem de algumas tradi...

. A frequência vibratória d...

. A Bíblia

. Mediunidade infantil

. Amor e Caridade

. O que são as Noures

. Emanuel Swedenborg nasceu...

. Sobre Elfos e Elfas

. Ki (ou Qi) – Chi – Prana

. A dúvida de Chico Xavier

. VIAGEM ASTRAL

. Limpeza cármica às 12:12h...

. Fumar «apodrece» o cérebr...

. O Livro de Urântia

. A mente humana e a energi...

. Um texto de Fernando Pess...

. António Lobo Antunes e o ...

. O cordão de prata

. Viver no momento presente...

. Flor da Vida e Geometria...

. Sobre a meditação - parte...

. Sobre a meditação - parte...

. Reiki - tratamentos e aur...

. Técnica da Mediunidade de...

. Índice do blog SMiguel te...

. Índice do site S. Miguel ...

. Reiki: pagar ou não pagar...

. Quem foi Mikao Usui? - a ...

. Quem foi Mikao Usui? - a ...

. Quem foi Mikao Usui?

. Vida atual e o esquecimen...

. Kenyoku - Banho Seco

. Alguns filmes que abordam...

.arquivos

. Abril 2016

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Setembro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds