Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

S. Miguel Terapias

Somos terapeutas de Reiki, sediados perto de Almada, em Corroios, trabalhando voluntariamente em horário pós-laboral ajudando quem nos procura em busca de harmonização e equilíbrio energético.

Somos terapeutas de Reiki, sediados perto de Almada, em Corroios, trabalhando voluntariamente em horário pós-laboral ajudando quem nos procura em busca de harmonização e equilíbrio energético.

S. Miguel Terapias

Se quiser ser informado quando é inserido um novo texto ou vídeo neste blog, envie o seu endereço de e.mail para smiguelterapias@gmail.pt e ser-lhe-á enviada informação do título e tipo de documento inserido.
23
Out12

O cordão de prata

smiguelterapias

 

O chamado cordão de prata é uma expressão bíblica. Encontra-se referido no livro de Eclesiastes, capitulo 12, versículo 6. Subentende-se que essa expressão se refere à força Divina que mantém o corpo ligado ao espírito.

 

A formação da Sagrada Escritura foi lenta e muito complicada.

A maior parte dos seus livros são obra de muitas mãos e a composição de alguns deles durou séculos situando-se entre os séculos X a.C. e I a.C.

Os livros do Novo Testamento, escritos entre os séc. I e II d.C., em plena civilização greco-romana, aparecem-nos na língua “comum” dessa civilização (o grego koiné) e giram em torno da mensagem de Jesus.

 

Sobre o Eclesiastes ou Livro de Qohélet

 

Etimologicamente, “Qohélet”, está ligado ao termo “Qahal”, isto é, “assembleia”. “Qohélet” é alguém que tem a função de pregador ou de presidente da assembleia de culto.

O texto grego traduziu o termo hebraico “Qohélet” por “Eclesiastes”, (membro duma eclésia) que se transferiu para o latim e, depois, para as outras línguas.

Daí o título do livro aparecer como Eclesiastes, por influência grega e latina, ou como Qohélet, que é a tendência das traduções modernas, transliterando o hebraico.

Em forma de reflexão, de confissão, de máximas e de considerações várias, o livro chama a atenção para a finalidade da existência humana.

Refletindo sobre a própria experiência o livro não orienta o seu pensamento segundo um plano bem definido; vai seguindo a mesma dinâmica da vida, marcada por paradoxos, enigmas, dramas, repetições, correções, mistérios... e por clareiras de felicidade.

E chega à célebre conclusão de que tudo é ilusão, isto é, inconsistente e incompreensível à razão humana.

 

A velhice

(Eclesiastes, capítulo 12)

 

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua juventude, antes que venham os dias maus e cheguem os anos, dos quais dirás: «Não sinto neles prazer algum»;

antes que escureçam o Sol e a luz, a Lua e as estrelas, e voltem as nuvens depois da chuva;

quando os guardas da tua casa começarem a tremer, e os homens robustos, a vergar; quando as mós deixarem de moer por serem poucas, e se escurecer a vista dos que olham pela janela;

quando se fecham as portas da rua, quando enfraquece a voz do moinho, quando se acorda com o piar de um pássaro e emudecem as canções.

Então, também haverá o medo das subidas, e haverá sobressaltos no caminho, enquanto a amendoeira abre em flor, o gafanhoto engorda, e a alcaparra perde as suas propriedades.

Então, o homem encaminha-se para a sua casa da eternidade, e as carpideiras percorrem as ruas;

antes que se rompa o cordão de prata e se quebre a bacia de oiro; antes que se parta a bilha na fonte, e se desenrole a roldana sobre a cisterna.

Então o pó voltará à terra de onde saiu e o espírito voltará para Deus que o concedeu.

Ilusão das ilusões - disse Qohélet - tudo é ilusão. (Ecl 12,1-8)

 

O que é o cordão de prata?


Ver texto completo


Pesquisa e compilação de Filipe L / Mai.2012

 

Bibliografia: Internet


Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D