Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

S. Miguel Terapias

Somos terapeutas de Reiki, sediados perto de Almada, em Corroios, trabalhando voluntariamente em horário pós-laboral ajudando quem nos procura em busca de harmonização e equilíbrio energético.

Somos terapeutas de Reiki, sediados perto de Almada, em Corroios, trabalhando voluntariamente em horário pós-laboral ajudando quem nos procura em busca de harmonização e equilíbrio energético.

S. Miguel Terapias

Se quiser ser informado quando é inserido um novo texto ou vídeo neste blog, envie o seu endereço de e.mail para smiguelterapias@gmail.pt e ser-lhe-á enviada informação do título e tipo de documento inserido.
25
Fev12

O que é um mantra?

smiguelterapias

O termo mantra deriva do sânscrito e é composto por duas palavras: Man que significa mente ou pensamento e Tra que significa ferramenta ou, mais livremente, instrumento do pensamento.

O sânscrito é uma língua antiga da Índia. Estão registados e preservados mais documentos em sânscrito que documentos em latim e grego. Os textos védicos, por exemplo, foram escritos numa forma de sânscrito.

Mantra é uma expressão sagrada que pode ser uma sílaba, frase ou poema religioso cuja sonoridade é suposto ter energia mística ou poder espiritual.

 

A repetição ou meditação dum mantra eleva o nível espiritual do praticante e pode induzir um efeito de transe.

O mantra mais usado no hinduísmo é a sílaba sagrada OM que também se escreve AUM pois o som é formado pelo ditongo das vogais a e u, e a nasalização representada pela letra m correspondendo os três sons aos três estados de consciência: vigília, sono e sonho. É considerado a síntese de todos os sons, o som do Absoluto, o som primordial.

 

John Blofeld, um inglês estudioso das culturas espiritualistas, com particular incidência na cultura chinesa (as suas cinzas estão depositadas num templo Guan Yin chinês) encontrou, no século XX, mantras cuja língua ninguém soube identificar e que pareciam uma alteração de um original sânscrito. Os mantras são entoados preferencialmente em sânscrito para que os significados e as pronúncias não sofram a erosão da evolução da língua.

No entanto, Blofeld concluiu que não é necessário saber o significado das palavras e que não importa a correção da pronúncia: encontrou o mesmo mantra entoado de forma muito diferente em países diversos e produzindo sempre os efeitos esperados.

Estudos conduzidos por psicólogos ocidentais defendem que o mantra possui uma energia sonora que movimenta outras energias que envolvem quem o entoa.

 

Tradicionalmente um mantra hindu deve ser repetido 108 vezes, pelo que muitos praticantes usam um rosário de 108 contas.


O mantra budista mais conhecido é o Om Maṇi Padme Hūṃ (lê-se Om Mani Peme Hum). Nesse mantra, a sílaba Om representa a presença física de todos os budas. A palavra Mani, que em sânscrito significa jóia, simboliza a jóia da compaixão de Avalokiteshvara, capaz de realizar todos os desejos. A palavra Padme significa lótus, a bela flor que nasce no lodo; do mesmo modo, devemos superar o lodo das negatividades e desabrochar as qualidades positivas. A sílaba Hum, representando a mente iluminada, encerra o mantra.

No Reiki a expressão “mantrar um símbolo” significa repeti-lo três vezes para o ativar no corpo físico, no emocional e no etérico.

 

Alguns dos mantras mais conhecidos (carregando sobre o título é direcionado para um vídeo)

 

om

om mani padme hum  

om mani padme hum     

asato ma

hare krishna hare rama

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub